Linhas de Pesquisa

O Curso: MESTRADO ACADÊMICO

Área de Concentração:  Computação Aplicada

Esta área se concentra em pesquisar, desenvolver e aplicar métodos computacionais que auxiliem e viabilizem a solução de problemas das ciências e engenharias, baseando-se na interdisciplinaridade para promover a criação e melhoria de algoritmos, hardwares, softwares e sistemas computacionais em geral. A área de concentração em Computação Aplicada se define a partir da interação interdisciplinar resultante da aplicação da computação - como metodologia e tecnologia científica indispensável - em diversas áreas do conhecimento, as quais utilizam a computação como ferramenta chave para o desenvolvimento de pesquisas e, simultaneamente, geram temas de pesquisa e desafios que estimulam o avanço da computação.

Dessa forma, a área de Computação Aplicada se concentra na interação entre o uso da computação como ferramenta para as pesquisas nas ciências e o desenvolvimento de novas tecnologias computacionais para fazer frente aos problemas pesquisados. Essa concentração gera um fluxo bidirecional de conhecimento e soluções: por um lado as ciências avançam usando a  computação e, por outro, a computação avança a partir das demandas geradas por estas ciências.

LINHAS DE PESQUISA

§  Ciências Computacionais: Esta linha corresponde à pesquisa em aplicações da computação científica e modelagem computacional nas ciências e engenharias, utilizando a computação como ferramenta para apoiar teoria e experimentação científica. Aqui encontramos as pesquisas em física computacional, biologia computacional, química computacional, matemática computacional e engenharia computacional - ciências assim denominadas para enfatizar que a computação é parte primordial da metodologia de pesquisa.

Para melhor esclarecer a intenção da linha de pesquisa em Ciências Computacionais em nossa proposta, listamos alguns exemplos de trabalhos que se desenvolverão nesta linha de pesquisa:

1. Astrofísica (Modelagem de colisão de galáxias e fotoionização, Mineração de dados em catálogos astrofísicos e Reconhecimento de padrões em imagens de grandes levantamentos do céu)

2. Química (Modelagem e Dinâmica Molecular)

3. Engenharias (Propagação de ondas eletromagnéticas em áreas urbanas e rurais, Sensoriamento Remoto, Análise de dados ambientais, Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia digital, Mapeamento de Informações Geoespaciais)

4. Ciências da Saúde (Cefalometria, Mamografia, Desenvolvimento de Fármacos, Descoberta de Biomarcadores)

§  Tecnologias Computacionais: Esta linha trata do desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação de técnicas e métodos computacionais para promover o avanço do uso da computação em fins científicos e tecnológicos.  Diferentemente da linha anterior, em que se aplica a computação como ferramenta metodológica, esta linha tem como objetivo o avanço da computação para fazer frente aos problemas oriundos das ciências computacionais, buscando o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação de algoritmos, técnicas e métodos computacionais. Os temas de pesquisa nesta linha incluem Inteligência Artificial, Visão Computacional, Processamento Digital de Sinais e Imagens, Banco de Dados, Mineração de Dados e Computação de Alto Desempenho. A interação com a linha de pesquisa de Ciências Computacionais é natural, já que os temas de pesquisa aqui abordados são fortemente influenciados pelas demandas oriundas das atividades de pesquisa das ciências computacionais que estão contempladas no programa.





Veja mais sobre Interdisciplinaridade.

Comments