Convite para Defesa de Dissertação
Data de postagem: Aug 23, 2017 2:26:53 PM
O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UEFS convida a todos para a defesa pública de Mestrado nº 025, conforme informações a seguir:
Aluno: Yvson Paulo Nascimento Ferreira
Título: AILINE - Um Método Baseado em Redes Neurais Artificiais para Detecção Automática de Linhas Espectrais em Galáxias na Região do Óptico
Coorientação: Dr. Angelo Conrado Loula
Banca Examinadora:
- Dr. Iranderly Fernandes de Fernandes (Orientador)
- Dr. Juliano Pereira Campos
- Dr.Eduardo Brescansin de Amôres
Data da Defesa: 24 de agosto de 2017 Horário: 15h
Local da Defesa: na Sala S8 LABOTEC III da Universidade Estadual de Feira de Santana
Resumo: Os avanços na tecnologia de aquisição de espectros astronômicos resultaram em uma enorme quantidade de dados. Não sendo mais viável analisá-los usando abordagens clássicas, surge a necessidade de métodos automáticos. Então, nesta pesquisa é apresentado um Algoritmo Inteligente para Identificação de Linhas Espectrais, o AILINE, que utiliza uma Rede Neural Artificial para identificar as linhas em emissão nos espectros ópticos de galáxias. Este método que nos testes realizados alcançou uma acurácia superior a 95% é avaliado e confrontado com outras abordagens automáticas e outros algoritmos de aprendizado de máquina.
Aluno: Adilson Oliveira de Almirante
Título: Uma aplicação alternativa para agrupamento de galáxias
Banca Examinadora:
- Dr. Eduardo Brescansin de Amôres (Orientador) - Dr. Marildo Geraldête Pereira
- Dra. Michele Fúlvia Angelo
Data da Defesa: 29 de agosto de 2017 Horário: 14h
Local da Defesa: na Sala S8 LABOTEC III da Universidade Estadual de Feira de Santana
Resumo: Neste trabalho apresentamos um método alternativo para agrupamento de galáxias, por meio do uso, dos dados de galáxias disponíveis em grandes levantamentos astronômicos. Utilizamos o algoritmo FoF, Friends of Friends, como base para o agrupamento, com os parâmetros de LL (Linking Length) e o valor mínimo de galáxias, em comum para definir a união entre grupos próximos. Utilizamos um catálogo com aproximadamente 44 mil galáxias, e após a simulação com seis valores distintos para o LL, e com a comparação dos respectivos agrupamentos com os obtidos por Tempel et al. (2016), obtivemos, similaridade, de aproximadamente 79%. Complementamos a avaliação com uma análise do Coeficiente se Silhueta, e encontramos agrupamentos com coeficiente geral de 0,80. Apresentamos a discussão e características dos grupos obtidos, assim como das galáxias não agrupadas.