NOTÍCIAS‎ > ‎

Prova de proficiência básica em língua inglesa em 2016.1

postado em 26 de abr de 2016 10:38 por Angelo Loula   [ 24 de mai de 2016 11:17 atualizado‎(s)‎ ]
Conforme regimento e normas do PGCA, todos alunos do mestrado deverão demonstrar proficiência básica em língua inglesa, na compreensão e interpretação de texto referente à literatura técnica ou científica em língua inglesa.

Como pré-requisito para agendamento de sua defesa de dissertação, o aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada deverá comprovar sua proficiência em língua inglesa no prazo máximo de 03 (três) semestres letivos a partir do seu ingresso.

Para fins de comprovação de proficiência na língua inglesa será aceita uma das seguintes alternativas descritas abaixo:

I– Obtenção de nota mínima 7,0 (sete) em prova escrita baseada na compreensão e interpretação de texto referente à literatura técnica ou científica em língua inglesa, a qual será elaborada, aplicada e corrigida por uma comissão de professores do PGCA;

II– Apresentação de certificados de um dos seguintes exames de proficiência realizado nos últimos 5 anos:
a) TOEFL iBT com pontuação mínima de 42 pontos; ou
b) IELTS com pontuação mínima de 4,5 pontos; ou
c) TOELF ITP com pontuação mínima de 460 pontos.

Será realizada, no dia 30 de maio (segunda-feira), 9h30, na sala 03 do LABOFIS, a prova escrita elaborada por uma comissão de professores do PGCA.

A prova conterá questões de compreensão e interpretação de textos técnicos-científicos com respostas de múltipla escolha, com peso de 50%, e questões de resposta aberta, com peso também de 50%. Não será possível o uso de dicionário ou qualquer outro material durante a prova de proficiência. O nível da prova é planejado para não necessitar de dicionário.

Caso o aluno não obtenha aprovação na prova, poderá realizar nova prova quando for oferecida novamente (ao menos 1 vez ao ano) ou poderá obter certificação externa e apresentar certificado. Assim, a reprovação na prova de proficiência não é impedimento para participar em outra oferta da prova.

Todos alunos regulares do programa de todas as turmas, que não tenham comprovado proficiência ou obtido aprovação em provas anteriores, devem comparecer para realizar a prova, pois a oferta da prova é anual.

Os alunos que possuam certificados conforme item II descrito acima devem entregar cópia do certificado ao colegiado do curso no prazo máximo de 03 (três) semestres letivos a partir do seu ingresso. A entrega poderá ser realizada por email para pgca@uefs.br enviando cópia digitalizada.
Comments