Perguntas Frequentes

O mestrado é pago?
Não. O mestrado é gratuito.

Estou no último semestre do curso de graduação. Posso concorrer a uma vaga de aluno regular?
Sim. Para se inscrever para a seleção você pode apresentar apenas uma declaração da sua Faculdade/Universidade indicando que é provável concluinte do curso. Porém, caso seja selecionado, só poderá se matricular se apresentar o diploma ou o certificado de colação de grau.

Como é realizada a seleção?
Verifique no edital.

Como saber se minha inscrição foi efetivada?
Como as inscrições são feitas por SEDEX você pode acompanhar o trânsito da sua carta pelo site dos correios. Terminado o prazo de inscrição, divulgaremos a lista de candidatos inscritos na página do Programa.

Quem trabalha pode se inscrever como aluno regular?
Sim, mas neste caso você terá que enviar uma carta de seu empregador atestando que o liberará durante os horários das disciplinas e para uma reunião semanal com seu orientador de mestrado.

Qual a diferença entre matrícula regular e matrícula especial?
O(A) discente com matrícula regular possui vínculo com o programa e pode cursar disciplinas, defender dissertação de mestrado e realizar todas atividades do PGCA, também tendo que cumprir com todas as obrigações e prazos do regulamento. O(A) discente com matrícula especial não tem vínculo com o programa, podendo somente cursar disciplinas isoladas, que podem ser aproveitadas quando ingressar como discente regular do programa.

Quando será lançado o edital de seleção de alunos especiais?
O edital para alunos especiais será lançado após serem encerradas as inscrições para alunos regulares.

Há bolsa de mestrado para todos alunos regulares?
As bolsas são limitadas e não temos como garantir bolsas para todos os interessados.

Quais disciplinas eu terei que cursar?
Todo aluno regular deve cursar todas as disciplinas obrigatórias além de algumas disciplinas optativas, obtendo um total de 24 créditos. A escolha das disciplinas optativas precisa ser aprovada pelo orientador do aluno.

Qual o período/turnos de realização das aulas de disciplinas?
As disciplinas são semestrais e aulas são realizadas ao longo da semana, preferencialmente no período diurno. Não há horários e dias pré-fixados.

Qual a carga horária semanal de aulas?
O aluno tem que cumprir 24 créditos (360 horas) entre disciplinas obrigatórias e optativas. Na prática isso corresponde a pelo menos 12 (doze) horas de aula por semana em cada semestre, para que o aluno termine todos os créditos no primeiro ano do curso.

Não tenho como dedicar muitas horas ao mestrado, só posso fazer uma ou duas disciplinas por semestre, o que fazer?
Qualquer candidato pode se inscrever como aluno regular, mas para aqueles que não tem disponibilidade de tempo para cursar todas as disciplinas exigidas sugerimos que se matricule como aluno especial.

Qual o prazo para conclusão do curso para alunos regulares? E para alunos especiais?
O prazo de conclusão para alunos regulares é de 24 meses. Para alunos especiais, não há prazo porque não têm vínculo com o curso.

Se eu for reprovado em duas disciplinas, perderei minha matrícula como aluno regular do curso?
Será desligado do Programa o aluno que for reprovado em duas disciplinas, conforme regimento.

Já faço um curso de Mestrado em outra Instituição. Posso pedir transferência para o PGCA?
Não. O PGCA não aceita transferências de alunos de outros cursos de Mestrado. Mas você pode se candidatar a uma vaga de aluno regular e, se for aceito, poderá solicitar a convalidação de até 8 créditos de disciplinas do PGCA. 

É utilizada a nota do Poscomp para seleção?
Não é exigida realização da prova do Poscomp, mas os candidatos que tiverem realizado podem incluir esta informação no currículo.

Qual a pontuação mínima para ser aceito como aluno do Programa?
São necessários 50 pontos para o candidato  ser aceito para matrícula como aluno regular e 30 pontos para ser aceito para matrícula como aluno especial, de acordo com o Barema descrito na Instrução Normativa 03/2016.

É obrigatório ter definido um orientador antes de submeter para a seleção como aluno regular?
Sim. A Carta de Interesse de Orientação Assinada por um dos professores do programa é um dos documentos exigidos no Edital de Seleção para Matrícula como Aluno Regular. Para matrícula como aluno especial, esta carta não é necessária.